segunda-feira, 3 de junho de 2013

Depoimento de Leitura e Escrita


Ler é mergulhar em todos os tipos de universo, ler até bula de remédio porque através das instruções usamos adequamente o medicamento correto, ler para todas atividades  sociais, eu me lembro que em uma viagem de avião  eu  li todas as instruções aeronove desde a entr, da até as saídas de emergência principalmente.
Quando criança meu avô fazia acrósticos, mensagens de auto-ajuda, eu nem sabia o que era acróstico, mas eu gostava muito e ele foi o meu grande incentivador da leitura.

Além de me identificar com Danusa Leão, segundo ela lia tudo que aparecia pela frente, outras  personalidades são peculiares ao meu gosto como Antônio Cândido, pois sou professora de ensino médio e minhas aulas são focadas no gênero literário, adoro Machado de Assis, José de Alencar, Éça de Queirós, Vinícius de Moraes, Lygia Fagundes Teles,Clarice Lispector entre outros.

Antônio Cândido faz uma reflexão sobre a literatura que achei belíssima, que as incorporações literárias enriquecem a nossa percepção e visão de mundo em diferentes tempos, além de fazer uma análise profunda das situações psicomorais  e anaminese de estilo.

(por Silmara Aparecida Gurian  Ferreira Silva) 

Um comentário:

  1. Haverá na segunda semana de Junho,uma exposição itinerante sobre a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade, esse projeto divulga a cultura com reconhecimento de ilustres autores.
    Lembrando que sua obra Sentimento do Mundo foi escrita diante dos horrores da guerra, da consciência de um mundo injusto e brutal, nasce o desejo de solidarizar-se, e o poeta abre espaço para " o outro" em sua poesia.

    Mãos Dadas

    Não serei o poeta de um mundo caduco.
    Também não cantarei o mundo futuro.
    Estou preso à vida e olho meus companheiros.

    Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
    não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem pela janela,
    não distribuirei entorpecentes ou cartas de
    suicida,
    não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
    O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente .Op. cit.p.132.

    ResponderExcluir