domingo, 16 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Crônica "Avestruz"

 (Mário Prata)

Ilustração do vetor da avestruz dos desenhos animados

©  | Dreamstime.com


Antes da leitura do texto

Habilidades:

  • Ativação de conhecimento de mundo; 
  • Antecipação ou predição; 
  • Recuperação do contexto de produção;
  • Definição de finalidades e metas da atividade de leitura.



Passo 1

  1.  Vocês têm animais de estimação? Quais?
  2. · Eles dão muito trabalho? De que cuidados necessitam?
  3. · Por que você escolheu esse animal?

Passo 2

O professor anuncia “Vamos ler um texto chamado Avestruz”.

  1. · Vocês sabem o que é uma avestruz? Como ele é?
  2. · Já viram algum? Onde?
  3. · O que você espera de um texto com esse título?

Passo 3

O professor apresentará a biografia do autor no data show.


Durante a leitura do texto

Habilidades:

  • Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas durante a leitura;
  • Localização e comparação de informações; 
  • Produção de inferências locais e globais;
  • Percepção de outras linguagens;
  • Identificação de pistas lingüísticas responsáveis por introduzir humor no texto;
  • Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas.

Passo 1

Leitura compartilhada (feita pelo professor)

Passo 2

Checagem de hipóteses

Passo 3

Questões orais.

  1. Suas expectativas sobre o texto foram confirmadas?
  2. Você já havia imaginado uma avestruz como animal de estimação?
  3. Quais são as características da avestruz citadas pelo autor?
  4. Em sua opinião, é adequado ter uma avestruz como animal de estimação em um apartamento? Por quê?
  5. Quais localidades são citadas no texto? Você sabe onde elas ficam?

Passo 4

Neste momento, o professor mostrará no data show estas localidades – por meio de mapas e fotos – e poderá, também, exibir fotos variadas de avestruzes, como forma de ilustração.

Passo 5

(Serão formados grupos de dois a três alunos, tomando-se o cuidado de colocar alunos com mais dificuldades juntamente com alunos que possuem menos dificuldades).

Questionário:

  1. Você achou o texto cômico? Por quê?
  2. Grife e justifique a comicidade presente nos trechos selecionados por você.
  3. Que tipo de linguagem foi utilizada pelo autor?
  4. Depois de muito tentar, o narrador finalmente descobriu um modo de fazer o garoto desistir da avestruz. Que argumento ele utilizou para isso?
  5. Por que este argumento foi convincente?
  6. Se fosse você no lugar do narrador, que argumentos você utilizaria para fazer o garoto desistir de ter uma avestruz?
  7. Você gostou do texto? Por quê?


Depois da leitura do texto

Habilidades: 

  • Troca de impressões a respeito a respeito do texto lido, fornecendo indicações para sustentação de sua leitura e acolhendo outras posições;
  • Avaliação crítica do texto.
  • Utilização, em função da finalidade da leitura, do registro escrito para melhor compreensão.

Socialização das questões.

Neste momento o professor mediará a socialização das atividades realizadas pelos grupos, direcionando as discussões e fazendo as intervenções necessárias.


Avaliação

Habilidades:

  • Percepção de outras linguagens;
  • Utilização, em função da finalidade da leitura, do registro escrito para melhor compreensão;
  • Troca de impressões a respeito dos textos verbais e não verbais produzidos;
  • Avaliação crítica das produções.

Passo 1 

Produção textual

Os mesmos grupos das atividades anteriores deverão criar um novo final e uma ilustração para a narrativa.

Passo 2 

Socialização

Neste momento, os alunos lerão os textos produzidos; tais textos serão expostos em cartazes ou varais.


Atividade Complementar

  1. Exibição do filme Os Pinguins do Papai.
  2. Identificação da intertextualidade através de roda de discussão.

Referências Bibliográficas 

  • “Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona), de Joaquem Dolz & Bernardo Schneuwly;
  • “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania, de Roxane Rojo.
  • “Avestruz”, de Mário Prata, disponível em www.marioprataonline.com.br.


Revisão e adaptação da Situação de Aprendizagem: Edilena R. Manente Zamarioli


Situação de aprendizagem originalmente elaborada pelos professores:

Cláudia Rossetti

Edilena R. Manente

Miguel Carlos Marques

Neila Márcia Nucci Gellio

Nenhum comentário:

Postar um comentário