Crônica "Avestruz"
(Mário Prata)
![]() |
Ilustração do vetor da avestruz dos desenhos animados |
Habilidades:
- Ativação de conhecimento de mundo;
- Antecipação ou predição;
- Recuperação do contexto de produção;
- Definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
Passo 1
- Vocês têm animais de estimação? Quais?
- · Eles dão muito trabalho? De que cuidados necessitam?
- · Por que você escolheu esse animal?
Passo 2
O professor anuncia “Vamos ler um texto chamado Avestruz”.
- · Vocês sabem o que é uma avestruz? Como ele é?
- · Já viram algum? Onde?
- · O que você espera de um texto com esse título?
Passo 3
O professor apresentará a biografia do autor no data show.
Durante a leitura do texto
Habilidades:
- Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas durante a leitura;
- Localização e comparação de informações;
- Produção de inferências locais e globais;
- Percepção de outras linguagens;
- Identificação de pistas lingüísticas responsáveis por introduzir humor no texto;
- Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas.
Passo 1
Leitura compartilhada (feita pelo professor)
Passo 2
Checagem de hipóteses
Passo 3
Questões orais.
- Suas expectativas sobre o texto foram confirmadas?
- Você já havia imaginado uma avestruz como animal de estimação?
- Quais são as características da avestruz citadas pelo autor?
- Em sua opinião, é adequado ter uma avestruz como animal de estimação em um apartamento? Por quê?
- Quais localidades são citadas no texto? Você sabe onde elas ficam?
Passo 4
Neste momento, o professor mostrará no data show estas localidades – por meio de mapas e fotos – e poderá, também, exibir fotos variadas de avestruzes, como forma de ilustração.
Passo 5
(Serão formados grupos de dois a três alunos, tomando-se o cuidado de colocar alunos com mais dificuldades juntamente com alunos que possuem menos dificuldades).
Questionário:
- Você achou o texto cômico? Por quê?
- Grife e justifique a comicidade presente nos trechos selecionados por você.
- Que tipo de linguagem foi utilizada pelo autor?
- Depois de muito tentar, o narrador finalmente descobriu um modo de fazer o garoto desistir da avestruz. Que argumento ele utilizou para isso?
- Por que este argumento foi convincente?
- Se fosse você no lugar do narrador, que argumentos você utilizaria para fazer o garoto desistir de ter uma avestruz?
- Você gostou do texto? Por quê?
Depois da leitura do texto
Habilidades:
- Troca de impressões a respeito a respeito do texto lido, fornecendo indicações para sustentação de sua leitura e acolhendo outras posições;
- Avaliação crítica do texto.
- Utilização, em função da finalidade da leitura, do registro escrito para melhor compreensão.
Socialização das questões.
Neste momento o professor mediará a socialização das atividades realizadas pelos grupos, direcionando as discussões e fazendo as intervenções necessárias.
Avaliação
Habilidades:
- Percepção de outras linguagens;
- Utilização, em função da finalidade da leitura, do registro escrito para melhor compreensão;
- Troca de impressões a respeito dos textos verbais e não verbais produzidos;
- Avaliação crítica das produções.
Passo 1
Produção textual
Os mesmos grupos das atividades anteriores deverão criar um novo final e uma ilustração para a narrativa.
Passo 2
Socialização
Neste momento, os alunos lerão os textos produzidos; tais textos serão expostos em cartazes ou varais.
Atividade Complementar
- Exibição do filme Os Pinguins do Papai.
- Identificação da intertextualidade através de roda de discussão.
Referências Bibliográficas
- “Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona), de Joaquem Dolz & Bernardo Schneuwly;
- “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania, de Roxane Rojo.
- “Avestruz”, de Mário Prata, disponível em www.marioprataonline.com.br.
Revisão e adaptação da Situação de Aprendizagem: Edilena R. Manente Zamarioli
Situação de aprendizagem originalmente elaborada pelos professores:
Cláudia Rossetti
Edilena R. Manente
Miguel Carlos Marques
Neila Márcia Nucci Gellio
Nenhum comentário:
Postar um comentário