segunda-feira, 17 de junho de 2013

UMA AULA DIFERENTE: SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Como dizia Carlos Drummond de Andrade, "a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede". Baseado nessa frase gostaria de sugerir uma atividade para trabalhar em sala de aula,  entretanto, essa aula deve ser utilizada para motivar os alunos a lerem livros de literatura, e através dela, conhecer essa fonte inesgotável de prazer que é a leitura. 
E para saciar esta sede oculta em cada aluno, traremos aqui um texto de Antonio Barreto.

                                                             Jucinei Rocha dos Santos


MEU PRIMEIRO BEIJO
                                                    Antonio Barreto


                                            (Fonte da imagem: http://ascronicasdojoao.blogspot.com.br/2012/01/o-primeiro-beijo.html)


É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
"Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo. Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.


Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430


ESTRATÉGIA 1

CAPACIDADE DE COMPREENSÃO: Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses.

 Inicialmente, apresente a seus alunos a crônica “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto, entregando uma cópia para cada aluno. Antes de executar a leitura do texto discuta com os alunos o título e o nome do autor, levantando conhecimentos prévios através dos seguintes questionamentos:

·         Conhecem algum texto de Antonio Barreto? Já ouviram falar dele?
·         Alguém já teve o primeiro beijo? Quer compartilhar com a turma como foi?
·         O que vem em nossa mente quando ouvimos em  primeiro beijo?
·         O que você espera de um texto com esse título?

Provavelmente poucos alunos conhecerão o escritor Antonio Barreto, por isso seria muito interessante que o professor falasse um pouco sobre o escritor. Como o objetivo principal é incentivar os alunos a lerem e se interessarem por literatura, seria muito importante que o professor fizesse uso de uma boa didática e bom humor, deixando cada um compartilhar sua experiência, porém, sem perder o foco na aula.


ESTRATÉGIA 2

CAPACIDADE DE COMPREENSÃO: Produção de inferências locais; produção de inferências globais.

A seguir, realize a leitura em voz alta (Dependendo o nível da classe peça aos alunos que leiam). Durante a atividade, incentive os alunos a deduzirem algumas palavras desconhecidas ou contextualizá-las, esclarecendo as dúvidas no final de cada dedução.
Após a leitura, o professor pode levantar as seguintes questões:

·         O que entenderam do texto? Qual foi a maior dificuldade?
·         Foi o que você esperava?
·         Teve alguma palavra que dificultou a compreensão? Qual?
·         Em sua opinião, por que o autor escreve sobre o primeiro beijo?
·         É possível obter algum conhecimento de mundo através do texto de Antonio Barreto? Identifique no texto e explique.

ESTRATÉGIA 3

CAPACIDADE DE COMPREENSÃO: Localização de informações; comparação de informações; generalizações.

Depois de socializada a compreensão, faça perguntas relacionadas ao gênero textual:

·         Quais as características desse tipo de texto?
·         Quem é o narrador?
·         Em que local acontece?
·         Há marcas temporais? Quais?
·         Quais são as informações mais relevantes?

Após finalizar a atividade, seria muito importante que o professor levasse os alunos à biblioteca para retirar livros com temas relacionados, ou recomendasse alguns autores para os alunos, a fim de que através de uma simples aula muitos se tornassem leitores assíduos e despertassem interesse pela literatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário