segunda-feira, 3 de junho de 2013


Depoimento de Leitura e Escrita
 
Primeira viagem pelo mundo mágico da Literatura
(por Edilena Robles Manente Zamarioli)

"La vida no es la que uno vivió, sino la que uno recuerda,
 y cómo la recuerda para contarla"
(Gabriel García Marquez) 



Como é gostoso ler depoimentos sobre leitura... Com muitos deles nos identificamos por termos vivenciado algo parecido, com outros sentimos como se tivéssemos vivenciado, afinal qualquer pessoa que tenha uma relação verdadeira com a leitura, entende o que outros leitores sentem.

Minha história com a leitura começou quando eu estava na pré-escola. Minha irmã mais velha havia retirado um livro na biblioteca, chamava-se “O urso com música na barriga”, de Érico Veríssimo (autor que mais tarde continuaria me encantando, mas que na época eu não tinha ideia de quem fosse!) e quem lia as histórias para mim, era minha mãe. Eu não me cansava de ouvir aquela história mágica, engraçada e emocionante, que me fazia viajar junto com o ursinho, ouvindo a música que saía da barriga dele.

Quando minha irmã devolveu o livro na biblioteca da escola, fui lá para retirá-lo novamente e ouvi que não podia, pois eu ainda estava na pré-escola, e aquele era um livro para as turmas que já liam. Ah, mas eu não me conformei. Insisti muito, e não adiantou nada! rs Então, pedi para que minha irmã pegasse o livro de novo, o que ela fez sem muita vontade –  para retirar o livro que eu queria, ela tinha que abrir mão do dela. Ainda assim, essa cena aconteceu repetidas vezes: eu teimava pra moça me deixar retirar o livro, ouvia sempre a mesma resposta e voltava lá com minha irmã, que na maioria das vezes concordava.

E em casa eu era só alegria, ouvindo a voz de minha mãe lendo a história que a essa altura eu já conhecia de cor, mas que me encantava mais e mais.
Neste ínterim, o tempo foi passando, e eu passei de ano! Assim que pude, fui à biblioteca da escola. Entrei lá toda orgulhosa, sozinha, e disse: Por favor, gostaria de retirar “O urso com música na barriga”. A moça não disse nada, apenas fez as devidas anotações e me deu um sorrisinho, ela sabia que eu já poderia retirá-lo. Para mim, foi um momento de glória!

Essa obra marcou o início de minha vida como leitora. “O urso com música na barriga”, além de ter sido o primeiro livro que li, foi o que me mostrou todo o encanto e a magia presentes no mundo literário e quão prazeroso é viajar por ele.

Desde então, não parei mais de viajar pelo mundo mágico da Literatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário